segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A pequena empresa inovadora: Como entender melhor a estratégia


Desde os primórdios da administração contemporânea, uma longa - e aparentemente interminável legião de "especialistas", "experts" ou "gurus" tem publicado seus conceitos e visões a respeito de Estratégia Corporativa.

Quando temos a oportunidade de ler algum novo livro ou trabalho sobre assunto - nós mesmos, profissionais com experiência e prática sobre gestão, pesquisadores na área, nos vemos surpreendidos por uma verdadeira "sopa de letras": Cada autor, resguardado em sua atuação como "consultor de empresas", tem algo a nos dizer de diferente, como que buscando a aumentar a confusão - já grande, sobre o assunto.

Nada demais em promover aqui ou acolá uma abordagem, visão ou mesmo um possível conceito pessoal, de sua autoria, sobre um tema tão concorrido. Especialmente quando vivemos na chamada "era digital da informação", onde existem ferramentas e possibilidades de publicar sobre o assunto - como estamos fazendo agora, por exemplo, com franca liberdade e potencializada capacidade de multiplicação por meio da internet.

O problema está no fato de que, em sua grande maioria, esta variada hoste de "estrategistas" acaba por se afastar da própria definição estruturada, do significado mais objetivo, do que seja - ou deveria ser - a Estratégia para a empresa.

O grande desafio sobre Estratégia Corporativa/Empresarial, em especial para os micro e pequenos empreendedores, talvez seja - ele mesmo, um retorno necessário ao óbvio: A capacidade que a organização terá de compreender o que foi no dia de ONTEM, onde se encontra HOJE e o que pretende abraçar no dia de AMANHÃ. É claro que, não de forma tão simples, quando a questão é colocar em prática a sua proposta de planejamento.
Mas, igualmente, sem transformar esta tarefa de gestão, num desafio tão difícil - como os manuais de produtos que, por tão complexos e de linguagem excessivamente técnica, acabam por nunca serem lidos. E basta NÃO LER um detalhe tão simples - como, por exemplo, a voltagem de um aparelho elétrico, para tê-lo queimado logo após iniciar o uso!

Para que a organização consiga atuar de maneira competitiva, é necessário entender algumas regrinhas básicas, como essas quatro que estou listando abaixo:

1) Estratégia é diferente de Tática. 

Estratégia é tudo aquilo que, relacionado ao planejamento, envolve a empresa por completo, como um todo. Tática será - portanto, aquilo que disser respeito ou afetar apenas partes da organização, suas áreas funcionais, departamentais, suas divisões;

2) Estratégia se relaciona com FILOSOFIA EMPRESARIAL, assim como Tática diz respeito a POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS. 

Trocando em miúdos : Se você souber que Filosofia é, por definição, o conjunto de valores - de crenças ou motivações básicas que afetam o ser humano, terá uma bem idéia clara de como seguir apreciando o(s) conceito(s) de Estratégia. 
Da mesma maneira em que, se buscar pela definição de Política - e constatar que se trata do conjunto de regras - ou enunciados, que orienta a tomada de decisões, conseguirá trabalhar com maior conforto na dimensão tática de suas necessidades organizacionais.

3) Quanto a sua natureza, o PLANEJAMENTO poderia ser considerado como uma "espinha dorsal", em que visualizamos três partes distintas - ou etapas consideradas as principais. 

E são elas:  a) Formulação - que diz respeito as informações que obtemos sobre os ambientes interno e externo da empresa, e tudo o que consideramos relevante ou que poderá impactar sua existência, seus produtos , serviços, mercados e pessoas; b) Definição de Sequência - que não é nada mais do que a lógica que associa estas informações a utilidade prática que teriam em cada uma das áreas da nossa empresa, aplicada ao que entendemos ser o planejamento necessário para obtermos melhores resultados, e 3) Implementação - que como o próprio nome já sugere, é o caminho mais adequado para dar consecução a estes objetivos propostos. E ainda,

4) Existem três (3) tipos fundamentais de Estratégia. 
São eles : Sobrevivência, Crescimento e Desenvolvimento.
Estabelecer em qual destes tipos deve estar o foco do planejamento estratégico da empresa, terá como resposta um ambiente de prioridades - e a ênfase ou esforço das ações que deverão ser empreendidas vai interagir - com maior ou menor proximidade, com elementos que são chave para a construção de cenários onde a proposta da estratégia poderá ser bem sucedida.


Finalmente - mas não por último, o exercício do Planejamento e da Estratégia tem que ser uma constante no ambiente de gestão da empresa.
Para que isso aconteça, é necessário tornar permanente o estímulo e a capacitação dos empreendedores e de seus colaboradores.
Bom planejamento - e construa uma estratégia vitoriosa!








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