sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Inovação e Empreendedorismo na Pequena Empresa: Caminhos e Desafios


Inovar e Empreender, eis a questão!
Formulada na essência do grande desafio que reveste cada uma destas propostas - diferentes em suas raízes, ainda que complementares em suas concepções, a dúvida quase já não existe mais.
Tal a certeza que a visão da inovação e do empreendedorismo reveste-se, a cada dia, do motor imaginado, perfeito - que impulsiona os negócios, as pessoas e, por que não dizer,  a própria existência das empresas.
Inovar e empreender - antes virtudes, transitam agora na dimensão mais concreta da mente empresarial.
Então, o que?
De qualquer maneira, existe um hiato entre a constatação de que este motor é mesmo necessário, e a capacidade real que cada organização - em especial as de pequeno porte, tem para colocá-lo em funcionamento.
Ao aplicarmos algumas ferramentas ou técnicas conhecidas em administração, se torna mais fácil demonstrar para gestores esta realidade: Se formatarmos uma pequena matriz, trabalhando eixos de inovação com habilidades gerenciais, por exemplo, conseguimos identificar que o empreendedor se localizará no quadrante que expressa o encontro de seus níveis mais altos.

E, por conta disso, nos colocamos de frente ao maior de todos os desafios: Como migrar do lugar comum, da zona de conforto de atuação de pessoas - e das próprias empresas, para este espaço desejado?
A proposta de inovar e empreender - em qualquer nível, passa antes pelo entendimento de que planejamento e estratégia são coisas muito, mas muito necessárias.
E igualmente sérias.
Não se pode - ou melhor, até pode, mas não se deve-  imaginar que este motor é consequência, apenas, de idéias novas e da criatividade que imaginamos ser proprietários, únicos e exclusivos.
Pode até ser verdade que, alguns exemplos bem sucedidos de inovação e empreendedorismo que possamos listar, tenham sido o primeiro fruto desta árvore da imaginação humana.
Mas, verdade seja dita, colocar em prática a visão criativa - sobre a forma de um novo produto ou serviço, por exemplo, requer na quase totalidade das vezes, muita concentração, dedicação e esforço!



Parte importante deste processo, diz respeito a dimensões do planejamento das pequenas empresas, que deveriam ser reestruturadas de maneira pró-ativa, moldando-se de forma contínua, as fortalezas - e fraquezas existentes no ambiente no qual estas se encontram inseridas.
A boa notícia de que podemos inovar e empreender, de modo a conferir significado a algo que seja criativo, é sempre companheira mais próxima da que anuncia - em alto em bom som: Não se pode tornar concreta uma boa idéia, sem que exista disponibilidade, capacitação e trabalho árduo.
Muito trabalho.
Mais a frente, vamos poder falar de Estratégia e Planejamento.
Até lá!





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