segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Comércio Exterior e Pequena Empresa: Exportar interessa?


A dúvida pode parecer um tanto "shakespeareana": Exportar ou não exportar - eis a questão(?)!
O dilema surge no âmbito das micro e pequenas empresas, quase sempre, por conta de um cenário que soma desinformação e despreparo - a outro de ganância, que junta, por exemplo, despachantes aduaneiros ávidos por fechar novos contratos a qualquer custo, e consultores/consultorias que não deixam margem de negociação realista e aceitável, para que o micro e pequeno empreendedor seja confrontado as possibilidades concretas de comercialização de seus produtos no mercado externo.
É claro que a decisão de exportar tem que ser objetiva: A micro ou pequena empresa, inovadora em sua área de atuação, tem que estar preparada para assumir os riscos de desenvolver uma nova frente de negócios,  fora do seu ambiente de controle mais imediato.
Afinal, negociação internacional é um campo que firma - ou desacredita, de forma quase irreversível, aqueles que pretendem definir novos horizontes para a promoção, colocação e venda de seus itens.
A iniciativa de estabelecer-se em mercados externos, tem antes que passar por um trabalho de diagnóstico da empresa, de sua forma de gestão até a capacitação de funcionários e colaboradores no entendimento desta nova realidade.
Feito isso, o próximo passo é a pesquisa: É necessário visualizar cada novo possível mercado consumidor, sob o prisma de sua própria realidade cultural, social e econômica.
Se é verdade que o marketing nos ensina que cada consumidor é único, é conveniente, portanto, para o empreendedor que pretende lançar mão da possibilidade de vender para fora de nossas fronteiras, antecipar esta necessidade de forma consequente, planejada e bem definida.
Setores de apoio a exportação para micro e pequenas empresas estão a postos em organismos como o SEBRAE, associações comerciais ou federações de indústria. 
Vale a pena, ainda, uma consulta ao Banco do Brasil, BNDES ou outras agências de fomento e desenvolvimento existentes nos estados.
Feito assim, o caminho está bem traçado.
E os objetivos desta nova empreitada tornar-se-ão mais claros.
Vai exportar? Bons negócios!

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