sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Inovação no Indústria de Transformação: Desafios do Setor de Plástico e Borracha


O desafio da inovação em diferentes setores da indústria de transformação no Brasil é permanente.
Ele cresce ainda, na medida em que a proposta é considerar possíveis mercados externos para a colocação destes produtos - especialmente América Latina, Europa e Estados Unidos.
A parte dos entraves habituais, relacionados a questões cambiais e de infraestrutura logística, a verdade é que setores tradicionais precisam, ainda, se colocar de forma a tornar competitivos os seus produtos em razão de demandas externas, relativas a questões como qualidade, utilidade e design - entre muitas outras.
Na perspectiva de marketing, entender e caracterizar de maneira inteligente as demandas destes mercados é, mais do que tudo, uma necessidade prioritária.
A visão de mercado das empresas industriais nestes segmentos passa a ser, então, a capacidade que as mesmas terão de lidar com a constante modernização de seus métodos e linhas de produção, e também de evoluir os seus sistemas gerenciais de controle e comercialização destes produtos.
Sem mencionar, certamente, que o esforço concentrado para esta evolução deverá ser ainda maior, quando promovido por pequenas empresas industriais.
Um estudo realizado por especialistas no âmbito do Projeto EUROPEAID em 2006, relativo ao setor de transformação de plásticos, por exemplo, e publicado pela área de desenvolvimento do governo brasileiro é um interessante referencial para consulta.
Ele pode ser acessado em https://docs.google.com/file/d/0B_9wABQw8-YkV1VZQ2RzV3lTSHc/edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá: Este espaço é destinado a temática da Inovação e do Empreendedorismo nas Empresas Brasileiras. Pedimos a gentileza de focar o seu comentário/sua contribuição nestes temas. Agradecemos antecipadamente a sua colaboração!