terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvimento Organizacional: Pequena empresa tem que valorizar as pessoas


Já é bem antigo o ditado: O ser humano é o recurso mais importante das empresas.
E, ainda que a modernidade nos tenha trazido uma série de transformações e mudanças, nunca um ditado foi tão atual - e importante, para as empresas de hoje.
A organização de negócios percorreu um longo caminho ao longo de sua existência.
Quando vemos, por exemplo, a história das empresas modernas, suas propostas de capacitação, treinamento, valorização, remuneração e benefícios para funcionários, e vislumbramos num eixo de tempo a sua existência, percebemos o quanto o entendimento delas evoluiu.
E para melhor.
Mesmo o antigo ditado - aperfeiçoado por substituições como "ser humano", "colaborador" ou "talento", por exemplo, ainda consegue impor o seu valor absoluto: O de que a empresa é tão inteligente quanto pode compreender que as pessoas formam o seu elo mais forte.
E mais importante.
É natural, portanto, que o reflexo desta visão seja - com frequência, algo que delimita para além do simples conceito de presença ou participação de mercado, a capacidade instalada REAL que ela possui para conciliar, ao mesmo tempo, demanda, disponibilidade e permanência.
Se o desafio da gestão em tempos contemporâneos é algo complexo, por certo que investir nas pessoas tornar-se-á o ativo de melhor retorno.
Quando observamos as micro e pequenas empresas, ao percebermos que um grande percentual delas não possui uma estrutura de DO (Desenvolvimento Organizacional) ou de RH (Recursos Humanos), devemos estar atentos de que algumas práticas vitoriosas nestes setores exigirão mais de sua disposição e boa vontade, do que necessariamente aporte de grandes recursos financeiros.
E com resultados de alto valor.
Uma boa pesquisa ou consultoria nestes setores, pode surpreender - e comprovar.
E então: O que estamos esperando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá: Este espaço é destinado a temática da Inovação e do Empreendedorismo nas Empresas Brasileiras. Pedimos a gentileza de focar o seu comentário/sua contribuição nestes temas. Agradecemos antecipadamente a sua colaboração!