segunda-feira, 11 de março de 2013

O ABC da Inovação e do Empreendedorismo na Pequena Empresa


Inovar e Empreender.

Até que ponto estes conceitos conseguem ser compreendidos - de verdade, no âmbito das micro e pequenas empresas?

Será que elas conseguem agregar o valor da dimensão inovadora para seus produtos, serviços ou modelos de gestão, tornando-se mais competitivas?

Sabemos que o ambiente externo da organização, é pródigo em ofertar, de maneira incessante, um enorme conjunto de "definições e conceitos" sobre os temas, da mesma forma em que tais definições e conceitos acabam por refletir - numa boa parte, o fruto de percepções pessoais e profissionais, além de toda a sorte de "achismos" possíveis, empurrando o empreendedor para o limite da dúvida - e não do esclarecimento.



A grande contribuição do pesquisador - ou agente de inovação - passa a ser, confirmada esta possibilidade,  ajudar as empresas a frear o consumerismo de "idéias", apoiando-as na construção de sua própria "inteligência corporativa".

Isto significa, por exemplo, promover uma freada na "busca da novidade pela novidade", pura e simples, orientando seus líderes e colaboradores para um retorno a "agenda do óbvio": Não existe checklist melhor para o diagnóstico empresarial, do que conferir se - em meio ao grande volume de informações que cruzam os seus diferentes setores/departamentos/divisões, a empresa conseguiu subir, ao menos, um degrau naquilo que melhor poderia descrever a sua cultura interna.
E, ainda, se esta subida - providencial, para a antessala da ação inovadora, conseguiu promover, de forma organizada, metodológica e sistêmica, uma mobilização para a qualidade que o ambiente inovador pode proporcionar a empresa, nesse contexto.

É comum para a inovação e o empreendedorismo corporativo encontrar, como seu maior obstáculo, um ambiente de inteligência que reforça antigas premissas e se fundamenta em chamados "mitos empresariais" - muito mais do que numa arquitetura organizacional de valor, para a consecução dos objetivos propostos por seu planejamento e estratégia.

Em todas as áreas - sem dúvida, mas que um conhecido guru americano da administração, Kevin Clancy, em seu trabalho intitulado "Marketing Suicida", de maneira simples e direta, tão bem exemplifica.
Nele, Clancy chega a afirmar que "por desconhecimento, ou por seguir os mitos empresariais, o empreendedor consegue, involuntariamente, destruir os esforços de inovação daquilo que, de outra forma, poderia vir a ser um bom produto, serviço ou empresa".


                                                  

Seja qual for a referência, o importante é orientar - especialmente nas micro e pequenas empresas, que a sua agenda do óbvio seja construída, de maneira em que o entendimento sobre inovação e empreendedorismo seja algo que consiga ser internalizado por todos - respeitando, inclusive e principalmente, os níveis de entendimento que cada um consegue alcançar.

Não existe uma ´única receita de bolo, exclusiva.

Isso significa, portanto, que trabalhar a cultura organizacional, de maneira a graduar o entendimento sobre a gestão do conhecimento - que, em última análise, é a porta que se abre para a atitude e a ação inovadora, não é privilégio de alguém que expressa a sua percepção ou experiência, sem o delivery apropriado as especificidades da empresa, tais como sua área de atuação, a sinergia tecnológica de seus produtos ou serviços, seu estágio de desenvolvimento, seus sistemas de gestão - entre outros possíveis pontos de interesse.

Trabalhos sobre Inovação e Empreendedorismo Corporativo, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento - entre outros temas afins, existem, podem e devem ser lidos, de maneira a permitir que o próprio pesquisador, consultor - ou agente da inovação promova-se a um novo estágio de conhecimento e, com a visão e horizontes ampliados, realize um upgrade no foco de suas orientações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá: Este espaço é destinado a temática da Inovação e do Empreendedorismo nas Empresas Brasileiras. Pedimos a gentileza de focar o seu comentário/sua contribuição nestes temas. Agradecemos antecipadamente a sua colaboração!